top of page

Resoluções de Ano Novo, Emprego e Gestão de Carreira

Não é novo. Todos os anos, uma boa parte das pessoas define uma lista de resoluções de ano novo.

 

Alguns prometem a si mesmos que é no novo ano que começam a ir ao ginásio; outros prometem que vão ter uma alimentação mais equilibrada e saudável, ou que é desta que deixam de fumar. O facto é que algumas destas resoluções já estão parcialmente esquecidas em fevereiro desse mesmo ano e, chegados à Páscoa, muitos já não se lembram de metade da lista, ou da lista inteira, ou sequer que ela algum dia existiu!

 

E você? Quais são as suas resoluções de ano novo? Bem, se começou a ler este artigo, poderão estar relacionadas com a gestão da sua carreira profissional.

 

Talvez a Gestão de Carreira Profissional funcione para muitas pessoas como as resoluções de ano novo.

 

Quando falamos em Gestão de Carreira, muitos são aqueles que se autoexcluem, afirmando que nem sequer têm uma carreira, que ainda procuram o seu 1º emprego, ou que estão a terminar o seu curso; outros acham que não precisam de pensar nisso nesta fase, pois estão numa posição confortável e no patamar profissional que almejaram e pelo qual lutaram.

 

No nosso entender, o desenvolvimento de competências de Gestão de Carreira é fundamental, pois essa gestão deve ser feita de forma ativa e estruturada ao longo de toda a nossa vida profissional, ou melhor, deve começar antes mesmo de ingressarmos no mercado de trabalho.

 

Não basta incluir na lista das resoluções de ano novo: este ano vou procurar um novo desafio profissional no qual me sinta realizado/a; ou, neste ano vou conseguir um emprego.

 

É preciso agir!

 

É preciso definir objetivos tangíveis e definir as estratégias a adotar para os alcançar. É preciso conhecer-se, saber quais são as suas mais-valias e os aspetos onde deve investir e desenvolver novas competências. É preciso conhecer o mercado no qual quer ou já está integrado. É preciso saber como comunicar com esse mercado e o que esse mercado procura, pois só dessa forma poderá negociar e conquistar esse mercado e, assim, cumprir a sua resolução de ano novo.

 

Em suma, seja exigente consigo próprio/a, defina objetivos, metas, estratégias e prazos para os alcançar.

 

Uma dica: partilhe os seus objetivos com mais pessoas, não os torne só seus. Essa partilha vai responsabilizá-lo e obrigá-lo-á a persegui-los com mais afinco, pois agora eles já não são só seus e o dever de os cumprir aumenta!

 

Um bom ano, repleto de objetivos concretizados!

 

E não se esqueça: se você não gerir a sua carreira, alguém o vai fazer por si!

 

José Lucas

Artigo \\ José Lucas

Autor

bottom of page